A Prefeitura Municipal de Paulista, no Sertão da Paraíba, através da Secretaria de Educação, promoveu, na semana passada na sede da secretaria, um Café Literário, evento que encerrou uma série de 10 encontros desenvolvidos pelo Programa de Incentivo à Leitura e à Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), que tem como formadora, no município, a Supervisora Educacional Jailma Gomes.
Jailma Gomes relatou que o Pro-LEEI é um programa destinado à formação de professores do pré-escolar, faz parte do compromisso nacional Criança Alfabetizada e teve início no município de Paulista em 2024, numa parceria como o Governo do Estado da Paraíba e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
O Café Literário teve como tema: LEEI, CAFÉ E POESIA, onde os participantes fizeram leituras de contos, poesias, parlendas, práticas brincantes e muitas histórias para crianças, em um momento descontraído e marcado por boas memórias, misturando cultura e café, através da poesia e outros gêneros literários.
O Pro-LEEI é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujo intuito é formar professores para trabalhar pelo letramento e o desenvolvimento das linguagens de crianças da pré-escola (4 e 5 anos), respeitando as especificidades de cada faixa etária. O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e segue princípios como a colaboração entre os entes federativos, a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional.