Prefeitura de Paulista realizou mutirão de exames preventivos de Câncer de Próstata

Dando continuidade a programação da Campanha Novembro Azul, dedicada a prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura de Paulista, por meio de Secretaria de Saúde realizou neste domingo (19) um mutirão de consultas e exames com mais de 60 homens.

Durante todo este mês de novembro, as Unidades de Saúde de Paulista estão desenvolvendo atividades educativas de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, especialmente sobre a prevenção de câncer de próstata com a realização de exames de dosagem de PSA para rastreamento de diagnóstico do câncer, como também, a realização dos exames de toque para os homens com mais de 40 anos.

A secretária municipal de Saúde, Juliana Silveira, explica que em novembro é dado ênfase aos exames preventivos de câncer de próstata, mas é importante lembrar que os homens estão expostos a várias outras doenças, como, por exemplo, hipertensão, diabetes, doenças osteomusculares, depressão, entre outras.

A maioria dos homens procura o serviço de saúde quando já está com alguma doença instalada, Juliana acrescenta que o objetivo principal da campanha é estimular a prevenção. “É importante não esperar as doenças aparecerem, os homens também devem procurar uma das nossas unidades de saúde para realizar os exames de rotina em qualquer época do ano”, completa.

Nossa reportagem conversou com Dr. Antônio Gomes da Costa Segundo Neto, Urologista responsável pela realização dos exames hoje em Paulista. Ouça: